My blog in your language

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Bem Simples





Oi amados! Pois é... Como comentei no post anterior – e parece que vocês gostaram da idéia – agora vou falar bem mais de mim. Mas é claro que falar de mim também incluirá falar de coisas das quais goste ou não, como cinema, músicas, sonhos, pessoas e personagens os quais me inspirem como eu já fazia anteriormente.
Mas hoje falarei da simplicidade! Sim!!!!! Para quem acompanha meu blog, é fato que um projeto social que elaborei a fim de auxiliar uma associação de catadores de São Luís foi aprovado, fato este que me deu repleta felicidade, pois foi para isso mesmo que ingressei na Sociologia, era o que buscava dela! Então, resolvi fazer uma visita para as meninas da associação (eu gosto de chamá-las de meninas!) e foi tão bom, tão enriquecedor para mim! Primeiro porque ver um lugar que você conhecia no extremo limite da precariedade passar a ser algo organizado, trabalhando a todo vapor, e muito graças ao esforço de muita gente que nunca deixou de acreditar, como eu e mais umas 4 ou 5 criaturas; segundo porque esse lance de falar pro povo não desistir dos sonhos acabou dando certo por lá! Hoje as meninas ganham 5 vezes mais do que antigamente e não têm mais limites para o tamanho do sonho, sabe? E elas dizem que devem isso a mim... Foi de deixar o coração mais florido, amados!
Só que a maior contribuição de ter feito esta visita a elas foi conseguir realizar o que seria simplicidade; é ver que para estas pessoas não é preciso muito para se considerar feliz; que não é preciso suntuosidade, grandes viagens, muito dinheiro, um casamento cheio de detalhes técnicos, um milhão de amigos no Facebook ou ter o doutorado em Harvard. Sim, não estou condenando quem tem um sonho desses que pode ser calculado com cifras, nem seria hipócrita para falar disso, mas falo de conseguirmos enxergar no “bem simples” a raiz da verdadeira e mais pura felicidade seja lá o que isso for! É estar entre os amigos, rindo sobre o nada e dividindo um café estranho; é receber uma mensagem da pessoa que se ama; é ver um cartão engraçado e se lembrar de uma amiga fofa; é correr com seu cachorro pelo gramado e ver um sorriso no rosto dele (eu vejo!); é conseguir passar por um lugar e não achar motivo para reclamações; é fazer um cuscuz no café da manhã e achar que ganhou o dia. Ah, pode ser muita coisa, mas a verdade é que eu acho que é cada coisinha que passa “batido” por nós, de vez em quando, e a gente consegue um belo dia perceber essa coisinha e fazer uma colcha de retalhos da felicidade, sonho bem simples que deveria ser construído a cada dia. Como eu quero a mesma como companhia constante, vou fazer dos sonhos de cada dia as peças fundamentais para os sonhos maiores! Beijinhos amados... Quais os elementos fundamentais da felicidade de vocês???